Logo UFCAT 2021
Logo branco vertical Pt-BR 1280x640

Conselho Superior da FAPEG aprova projetos institucionais da Regional Catalão no valor de R$ 5 milhões

No dia 02/09/2019, o Conselho Superior da FAPEG se reuniu para discutir e deliberar sobre projetos institucionais das Universidades e Centros de Pesquisa do Estado visando o fortalecimento e/ou nucleação de áreas consideradas prioritárias no Estado (veja notícia em http://www.fapeg.go.gov.br/conselho-superior-da-fapeg-se-reune-no-crti/), sendo então aprovados dois projetos de pesquisa da Regional Catalão.

Em março de 2019, a convite do CPPGI/RC, o Presidente da FAPEG, Dr. Robson Domingos Vieira, visitou nossa Regional com agenda de reunião na Direção, visita à laboratórios e, por fim, reunião com conselheiros da Câmara Regional de Pesquisa e Pós-Graduação, professores e alunos.

Desde essa visita que a CPPGI vinha estreitando diálogos no sentido de apoiar a iniciativa da FAPEG em fomentar a nucleação de centros de pesquisa institucionais em áreas prioritárias elencadas pelo CONSUP/FAPEG. Em maio de 2019, a CPPGI/RC foi acionada pela FAPEG solicitando demandas de propostas de projetos de pesquisa da Regional, quando coordenadores de pesquisa das UAEs foram convocados com urgência para reunião onde foram apresentadas as diretrizes. Com o recebimento das propostas pela CPPGI e encaminhamento das mesmas para a FAPEG, no dia 17 de maio de 2019, a CPPGI/RC se reuniu na Presidência da FAPEG para apresentar os projetos de pesquisa recebidos pelas UAEs. Desde então, a FAPEG vinha mantendo diálogo e no dia 02/09/2019 a FAPEG convidou a CPPGI/RC e pesquisadores proponentes de projetos voltados para a indústria da mineração para uma reunião no período da tarde, onde foram apontadas algumas discussões ocorridas no CONSUP realizado naquela manhã. Durante a reunião, a Presidência da FAPEG apresentou os resultados, dentre eles houve a aprovação de dois projetos, a saber: “PRODUÇÃO DE PRÓTESES DE MÃO BIÔNICA COM MÚLTIPLO ACIONAMENTO DE DEDOS” no valor de R$500.000,00 e “CENTRO DE LABORATÓRIOS AVANÇADOS PARA CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINÉRIOS” com aporte de R$ 4.500.000,00.

O projeto do CENTRO DE LABORATÓRIOS AVANÇADOS PARA CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINÉRIOS foi formado pela reunião de todos os projetos submetidos e aprovados com a temática “mineração” e a intenção é que esse projeto institucional tenha aporte da indústria de mineração de modo a incentivar uma das maiores potencialidades de pesquisa da Região.

Trata-se de uma ótima notícia num cenário tão precário para o desenvolvimento de pesquisas no país, em que a FAPEG ratifica a parceria com o interior do Estado e UFG/RC/UFCAT em implantação, fomentando a pesquisa com esse montante, que é o maior recurso já captado em toda a história da Regional junto àquela Fundação.

Ainda, nesse semestre, a CPPGI irá promover um workshop para busca de parcerias entre FAPEG, Governo do Estado, indústrias do setor de mineração e UFCAT em implantação.

Fonte: CPPGI

Categorias: Noticias