Logo UFCAT 2021
XXVIII ENTMME

Pesquisadores do LaMPPMin participarão do XXVIII ENTMME

Pesquisadores do LaMPPMin aprovaram trabalhos no XXVIII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa.

Pesquisadores do LaMPPMin tiveram trabalhos aprovados na 28ª edição do Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa - ENTMME, principal evento da área, que acontecerá este ano em Belo Horizonte no período de 4 a 8 de novembro, na Escola de Engenharia da UFMG.

O ENTMME é direcionado a pesquisadores, professores e estudantes das instituições de ensino e pesquisa, profissionais e gestores atuantes nos setores mineral, metalúrgico e ambiental. O evento também se dirige a empresas de serviços, consultoria e demais profissionais das áreas de mineração, metalurgia e meio ambiente. O encontro é composto por um grande fórum de debates e visa, a cada edição, aprimorar e qualificar suas atividades, buscando apresentar de forma privilegiada uma maior divulgação da atividade mineral e metalúrgica, assim como proporcionar a multiplicação de contatos, juntamente com o crescimento e fortalecimento profissional, sendo esperada a participação de pesquisadores e profissionais de todo Brasil.

A reunião de renomados palestrantes e pesquisadores, nacionais e internacionais, permite uma integração entre a comunidade acadêmica e profissional, ampliando o interesse na pesquisa, no compartilhamento de informações e das práticas industriais utilizadas. Desta forma, justifica-se a realização do XXVIII ENTMME como um instrumento de agregação entre os profissionais e estudantes da área minero-metalúrgica, de modo a difundir as inovações científicas e tecnológicas que permeiam tal setor.

A Indústria Mineral Brasileira gera atualmente cerca de 195.000 empregos diretos e cerca de 3,6 vezes este valor para os empregos indiretos. Os recursos minerais são expressivos e abrangem uma produção de 72 substâncias minerais, das quais 23 são metálicas, 45 não metálicas e 4 energéticas (IBRAM, 2015). É inegável a importância da mineração para o Brasil e para o mundo. Portanto, é preciso estimular o desenvolvimento científico por meio de eventos e encontros de atualização, como o evento proposto.

Os pesquisadores do LaMPPMin aprovaram quatro trabalhos para apresentação oral.

(1) Flotação de rocha fosfática utilizando duas variedades de fubá de milho como depressor. Apresentador: Guilherme Sousa Rosa da Silva;

(2) Seleção do melho reagente e concentração com aplicação industrial para limpeza de telas de peneiras de alta frequência. Apresentador: Franciolli da Silva Dantas de Araújo.

(3) Comparação entre gelatinização térmica e alcalina de amidos para uso como depressores. Apresentador: Lucas Rodrigues Morais;

(4) Desempenho de uma mistura de óleos de macaúba e pinhão manso atuando como coletores na microflotação de apatita. Apresentadora: Ana Luiza Sampaio Amorim

Categorias: eventos