Weby shortcut
Youtubeplay

Sobre o LaMPPMin

Atualizado em 29/06/19 18:03.

O Brasil é um dos principais países mineradores do mundo. Destaca-se historicamente pela quantidade e qualidade dos bens minerais (metálicos ou não) produzidos. Impulsionada pela forte demanda mundial de bens minerais, a indústria extrativa brasileira vive hoje um momento de notável expansão. A mineração é, reconhecidamente, um dos ramos produtivos mais importantes para o país. Tal cenário não é diferente para o estado de Goiás, sendo que este ocupa a 3ª posição no ranking de estados mineradores.

Tendo como objetivo geral garantir a formação de Engenheiros de Minas altamente qualificados, cidadãos plenos aptos a contribuir para o crescimento da sociedade, com cientificidade tecnológica que lhes permita analisar, diagnosticar, desenhar e executar empreendimentos da indústria mineral, comprometidos com o desenvolvimento sustentável, com a incolumidade da sociedade, respeitando seus princípios, cultura, história, valores éticos e morais, o curso de Engenheira de Minas da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, foi criado em 2008 para atender à demanda deste profissional.

Neste contexto, faz-se necessária à instalação de laboratórios específicos para atender às demandas do curso, sendo a prática de suma importância para a formação do docente nas disciplinas da graduação, quanto na pesquisa, desenvolvimento e inovação. O Laboratório de Modelamento e Pesquisa em Processamento Mineral (LaMPPMin) foi criado no segundo semestre de 2013, de modo a atender à demanda de infraestrutura para a realização de pesquisa na área de Processamento Mineral na FENG/RC/UFG.

Atualmente o LaMPPMin atende todas as disciplinas da linha do Tratamento de Minérios do curso de graduação em Engenharia de Minas (6), oito (8) disciplinas do curso de Especialização em Tratamento de Minérios (atualmente em fase de abertura da 6ª turma) e duas (2) disciplinas do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional e do Doutorado em Ciências e Tecnologia, conforme pode ser visto no quadro abaixo.

Graduação

Curso de Engenharia de Minas / FENG / RC / UFG

Introdução ao Processamento Mineral

Cominuição e Classificação

Elementos de Metalurgia

Processos Magnéticos e Gravimétricos

Flotação

Processos de Separação Sólido-Líquido

 

Pós-Graduação

Lato Sesu - Especialização em Tratamento de Minérios

Classificação

Fundamentos de mineralogia e petrografia

Cominuição

Fenômenos interfaciais

Flotação

Concentração física de minerais

Separação sólido/líquido

Aglomeração mineral

 

Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Gestão Organizacional

Processos industriais

Tópicos Especiais: Tratamento de Minérios

 

Stricto Sensu – Doutorado em Ciências e Tecnologia

Fenômenos interfaciais e flotação de minerais

Métodos Experimentais