Logo UFCAT 2021

Sobre o CPMin

Tendo como objetivo geral garantir a formação de Engenheiros de Minas altamente qualificados, cidadãos plenos aptos a contribuir para o crescimento da sociedade, com cientificidade tecnológica que lhes permita analisar, diagnosticar, desenhar e executar empreendimentos da indústria mineral, comprometidos com o desenvolvimento sustentável, com a incolumidade da sociedade, respeitando seus princípios, cultura, história, valores éticos e morais, o curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, foi criado em 2008 para atender à demanda deste profissional. O CPMin atende às demandas internas de ensino da UFCAT, sendo seis disciplinas da linha de tratamento de minérios do curso de graduação em Engenharia de Minas, oito disciplinas do curso de Especialização em Tratamento de Minérios (atualmente em fase de abertura da sua 10ª turma). Para a pós-graduação são quatro disciplinas do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional, do doutorado em Química em Associação e do Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais.

O Laboratório de Modelamento e Pesquisa em Processamento Mineral (LaMPPMin) foi criado em 2013, como Laboratórios de Pesquisa e Inovação (LPI), com a missão de ser um laboratório multiusuário com foco no setor produtivo mineral, atuando não só na solução de problemas, mas agindo de maneira proativa buscando melhorias. Situado na Rua 08 esquina com a Rua Paralela I, 25, Quadra 17 Lote 01, Copacabana I, Catalão, GO, CEP 75705-321, o LaMPPMin era composto por uma associação de laboratórios multiusuários, se enquadrando como um dos centros de pesquisa da UFCAT.

Em 2016 o LaMPPMin estabeleceu a sua primeira colaboração internacional, com a Universidade Técnica de Clausthal (TUC), na Alemanha. Em 2017 foram submetidos e aprovados dois projetos de pesquisa na linha de terras raras, financiado pelo BMBF na Alemanha e pela CMOC e pelo MCTI no Brasil. Entre 2017 e 2018 os professores André Carlos Silva e Elenice Maria passaram 13 meses nesta universidade cursando pós-doutorado e doutorado sanduíche, respectivamente. Em 2018 o LaMPPMin conseguiu aprovar um projeto PROBAL da CAPES para apoiar a parceria com a TUC, fomentando a mobilidade discente e docente de ambas as universidades. Em 2021 foi fechada uma parceria com a Universidade Técnica de Montana e em 2024 com a Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) Manresa para o desenvolvimento de dois projetos de pesquisa, com início das atividades em 12/24.

No ano de 2023 o LaMPPMin fechou a sua primeira parceria internacional com a iniciativa privada, na figura da empresa LONGi da China, o que culminou em uma missão de trabalho na empresa e na doação de dois separadores magnéticos pela mesma. No ano seguinte foi fechada a segunda parceria, desta vez com a HONEST, também da China, com a doação do único ore sorter industrial instalado em uma universidade em toda a América.

Em 2025 o LaMPPMin foi aprovado na chamada N° 19/2024 da FAPEG, tornando-se o Centro de Pesquisa em Processamento Mineral (CPMin). O CPMin tem como área temática de atuação Engenharias → Engenharia de Minas → Tratamento de Minérios. O CPMin da UFCAT contribui para a integração do ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de propiciar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Ao atender demandas específicas de setores produtivos da região, especialmente no setor mineral, o CPMin realiza atividades que favorecem o desenvolvimento científico e tecnológico, fundamentais para Goiás e para o país. Esse foco se alinha com o objetivo do PDI da UFCAT de incentivar a pesquisa aplicada e colaborativa, especialmente em áreas estratégicas como a mineração, oportunizando a inovação e a economia regional.

A atuação do CPMin na otimização de processos e aproveitamento de recursos minerais de Goiás também fortalece o objetivo do PDI de contribuir para a economia local, integrando pesquisa acadêmica com necessidades reais do mercado. O CPMin possui colaborações com instituições internacionais e empresas, fomentando parcerias e transferências de tecnologia, o que fortalece a visibilidade e o impacto da UFCAT. Por essas razões, o CPMin representa um recurso estratégico para a UFCAT, auxiliando a instituição a consolidar sua presença e relevância regional, além de contribuir para a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento de tecnologia em áreas essenciais para a economia goiana.

Atualmente o LaMPPMin atende todas as disciplinas da linha do Tratamento de Minérios do curso de graduação em Engenharia de Minas (6), oito (8) disciplinas do curso de Especialização em Tratamento de Minérios (atualmente em fase de abertura da 6ª turma) e duas (2) disciplinas do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional e do Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, conforme pode ser visto no quadro abaixo.

Graduação

Curso de Engenharia de Minas / FENG / UFCAT

Introdução ao Processamento Mineral

Cominuição e Classificação

Elementos de Metalurgia

Processos Magnéticos e Gravimétricos

Flotação

Processos de Separação Sólido-Líquido

 

Pós-Graduação

Lato Sesu - Especialização em Tratamento de Minérios

Classificação

Fundamentos de mineralogia e petrografia

Cominuição

Fenômenos interfaciais

Flotação

Concentração física de minerais

Separação sólido/líquido

Aglomeração mineral

 

Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Gestão Organizacional

Processos industriais

Tópicos Especiais: Tratamento de Minérios

Stricto Sensu – Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Fenômenos interfaciais e flotação de minerais

Métodos Experimentais