Sobre o LaMPPMin
O Brasil é um dos principais países mineradores do mundo. Destaca-se historicamente pela quantidade e qualidade dos bens minerais (metálicos ou não) produzidos. Impulsionada pela forte demanda mundial de bens minerais, a indústria extrativa brasileira vive hoje um momento de notável expansão. A mineração é, reconhecidamente, um dos ramos produtivos mais importantes para o país. Tal cenário não é diferente para o estado de Goiás, sendo que este ocupa a 3ª posição no ranking de estados mineradores.
Tendo como objetivo geral garantir a formação de Engenheiros de Minas altamente qualificados, cidadãos plenos aptos a contribuir para o crescimento da sociedade, com cientificidade tecnológica que lhes permita analisar, diagnosticar, desenhar e executar empreendimentos da indústria mineral, comprometidos com o desenvolvimento sustentável, com a incolumidade da sociedade, respeitando seus princípios, cultura, história, valores éticos e morais, o curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, foi criado em 2008 para atender à demanda deste profissional.
Neste contexto, faz-se necessária à instalação de laboratórios específicos para atender às demandas do curso, sendo a prática de suma importância para a formação do docente nas disciplinas da graduação, quanto na pesquisa, desenvolvimento e inovação. O Laboratório de Modelamento e Pesquisa em Processamento Mineral (LaMPPMin) foi criado no segundo semestre de 2013, de modo a atender à demanda de infraestrutura para a realização de pesquisa na área de Processamento Mineral na então Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás, hoje Universidade Federal de Catalão.
Atualmente o LaMPPMin atende todas as disciplinas da linha do Tratamento de Minérios do curso de graduação em Engenharia de Minas (6), oito (8) disciplinas do curso de Especialização em Tratamento de Minérios (atualmente em fase de abertura da 6ª turma) e duas (2) disciplinas do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional e do Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, conforme pode ser visto no quadro abaixo.
Graduação |
Curso de Engenharia de Minas / FENG / UFCAT |
Introdução ao Processamento Mineral Cominuição e Classificação Elementos de Metalurgia Processos Magnéticos e Gravimétricos Flotação Processos de Separação Sólido-Líquido
|
Pós-Graduação |
Lato Sesu - Especialização em Tratamento de Minérios |
Classificação Fundamentos de mineralogia e petrografia Cominuição Fenômenos interfaciais Flotação Concentração física de minerais Separação sólido/líquido Aglomeração mineral
|
Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Gestão Organizacional |
Processos industriais Tópicos Especiais: Tratamento de Minérios
|
Stricto Sensu – Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais |
Fenômenos interfaciais e flotação de minerais Métodos Experimentais
|